Diferenças no desempenho dos competidores

O Ironman é a junção de três modalidades que, quando praticadas individualmente, exigem bastante esforço. Quando praticadas uma na sequência da outra, isso exige ainda mais do corpo do atleta. A competição é uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e é um esporte que exige uma imensa dedicação de treinos, assim como uma boa alimentação.

Em 2010, o evento ocorrerá no dia 30 de maio, em Jurerê Internacional, na cidade de Florianópolis, contando com 1650 inscritos de 36 países diferentes. Destes estão 24 brasileiros, sendo 17 homens e sete mulheres.

Essa diferença entre a quantidade de homens e mulheres inscritos na competição reflete em algumas questões: há diferença entre esses competidores? O corpo feminino é mais frágil? Isso dificulta a realização das provas?

A resposta é não. Homens e mulheres possuem suas distintas características físicas e psicológicas, porém tais não prejudicam nem um, nem outro.

Na hora de treinar

O que diferencia é o treinamento que ambos recebem. As mulheres possuem uma estrutura óssea mais leve e um percentual de gordura maior, e mesmo tendo a altura semelhante a dos homens, têm menos força.

Por serem culturalmente, desde crianças, orientadas a praticarem menos esportes, as competidoras apresentam maior facilidade de terem lesões nos tendões e ligamentos. Possuem menor quantidade de glóbulos vermelhos que os homens e a oxigenação do sangue é mais fraca, o que diminui a capacidade aeróbica. Elas apresentam deficiência de ferro o que reduz um pouco a performance.

Além disso, as atletas têm quadris mais largos, a articulação das coxas e músculos das pernas são menores o que auxilia no andar e no correr (elas correm mais suavemente e com menor atrito). As mulheres transpiram menos, por isso necessitam de menor evaporação para um melhor desempenho.

Os homens exercitam mais a região dos braços e as mulheres ganham mais força nos quadris e no tronco. Elas têm maior sensibilidade, no entanto os fatores psicológicos as afetam mais que aos homens.

A menstruação é outro fator diferencial para os treinos, segundo os treinadores Nilson Duarte Monteiro e Carlos Gomes Ventura explicam em matéria publicada no site Copacabana Runners. “A mulher menstrua todo mês, aí está a grande diferença. Temos que ter percepção de amenizar os treinos nessa fase, pois geralmente, as atletas ficam um pouco anêmicas, o que deve ser corrigido com a ingestão de ferro”- afirma Nilson.

Segundo o site Corpo Perfeito, são nas provas de resistência, como as corridas de longa distância, que essa discussão ganha mais polêmica. Durante a corrida dos 42 quilômetros da maratona, a diferença entre o homem e a mulher em termos de atletas de elite é de cerca de 10 minutos, assim o homem chega cerca de 10 minutos antes da mulher.

As divergências existem nos treinos para ambos os sexos. O que deve ser feito é levar em consideração a elaboração dos exercícios de acordo com a idade, objetivo, tempo no atletismo e a genética de cada competidor, respeitando sempre a individualidade de cada atleta.

Preparação

Depois de entender os diferenciais do corpo, o participante tem que se preparar para as provas. Nadar, pedalar e correr exige demais do corpo humano que deve estar em dia com todos os combustíveis para não parar na hora da competição.

Dicas para um melhor condicionamento físico:

• Se for participar de uma competição de triatlo, é importante ter um repouso suficiente para se recuperar do treinamento;

• Durante a recuperação, o corpo corrige os danos do treinamento e se revitaliza para a competição;

• Durante o sono, é liberado o hormônio do crescimento, que é necessário para a regeneração do corpo;

• As células danificadas levam mais tempo para se curar, aumentando o risco de contusões e doenças. O período de repouso é também quando os depósitos de glicogênio são reabastecidos entre os exercícios, um período inadequado de repouso leva a um decréscimo de rendimento;

• Repouse de forma adequada e tente facilitar os dias em que você não esteja encontrando dificuldades no treinamento e endureça os dias que você encontrar mais dificuldades para treinar. Fazendo isso, o seu desempenho irá melhorar bastante durante uma competição;

• Aumente o ritmo, quando sentir que a corrida de determinado treinamento for de rápida recuperação. Certifique-se de que é uma corrida fácil e quando for hora de repousar, dê um tempo para que seu corpo se recupere. Assim você não se cansa para a sessão seguinte do treinamento.

0 comentários:

  •