Fisioterapia da Estácio enviará a maior delegação de voluntários do Ironman

Desde 2001, primeiro ano de realização do Ironman em Florianópolis, os acadêmicos de fisioterapia da Faculdade Estácio de Sá participam como voluntários. Neste ano, serão 56 alunos de cinco fases do curso, que realizarão massagens relaxantes, tratamentos de crioterapia (com gelo) e alongamentos nos competidores ao término da prova e durante a troca de modalidade (natação, ciclismo e corrida). Segundo o professor Fábio Sprada, coordenador da equipe de voluntariado da faculdade, a Estácio catarinense é a maior parceira do evento neste setor. "Teremos voluntários de quatros cursos de Santa Catarina, mas somos a maior delegação de acadêmicos de fisioterapia, o que nos deixa orgulhosos", comemora.


De acordo com ele, na fisioterapia do Ironman há uma grande procura de universidades e pessoas físicas que se inscrevem de outros estados e até outros países. "No ano passado, tivemos um voluntário da Argentina. Nesse ano, também estarão presentes alunos que vêm do Rio Grande do Sul e do Paraná, além de profissionais voluntários", conta. No total, serão mais de 3 mil voluntários, sendo 110 especificamente no setor de fisioterapia.


Voluntariado é comum

Sprada relata que o voluntariado em competições esportivas internacionais é muito comum. "Para ter uma ideia, nos Jogos Olimpicos de Pequim foram mais de cem mil voluntários auxiliando na organização de várias formas, desde tradução até serviços especializados. Nos Jogos Panamericanos Rio 2007 foram 300 fisioterapeutas voluntários", exemplificou.

Para ele, o evento é uma ótima oportunidade para fazer com que os acadêmicos vivenciem a experiência de trabalhar neste setor de uma competição tão grandiosa como o Ironman Brasil. "Uma disputa esportivo desse porte, com 1650 atletas, de mais de 40 países, no quintal da nossa casa é rara e deve ser aproveitada", opina.

Laboratório

Além do Ironman, os alunos são incentivados e participam como voluntários do setor de fisioterapia de outros eventos esportivos tradicionais, como o Volta à Ilha, o Desafio de Praias e Trilhas, a Maratona de Santa Catarina, o Ironman 70.3 em Penha, entre outros. Além disso já participaram de Eventos de Tênis como o Banana Bowl (maior evento de tênis juvenil do país), Jogos Abertos de Santa Catarina, Ciclismo, MMA, entre outros.

Sprada diz que a avaliação da participação dos alunos é muito boa. "Os acadêmicos cumprem de forma exemplar suas funções no evento e atendem com excelência os atletas", garante.

Ele acredita que é de fundamental importância a participação dos alunos. "O Ironman é um laboratório gigante, onde o aluno tem a experiência de lidar com o esporte e ser extremamente importante para atletas de altíssimo rendimento, após uma prova extenuante, que testa os músculos e principalmente as emoções", encerra.

0 comentários:

  •